terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Então é Natal...

E mais um mês de dezembro se aproxima do fim.
E com ele vem o fim de ano, de aulas [não no meu caso, rs], de projetos, de um ano de ralação e, por que não o fim do 13º? rs
Mês de festas, de luz, enfeite, significados, crenças, celebração, comida, presentes, centenas de "Noéis" nas esquinas, pompa e o carajo-a-cuatro*. Sem contar o profundo apelo consumista que sempre rola. -.-
Época também em que muitos fazem seus balanços, suas reflexões...
"Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez."


Tempo dos famosos bordões de "BOAS FESTAS!"
Tempo de “encontros”.
Encontro com a família, encontro com amigos, encontro com pessoas que muitas vezes estiveram distantes em outros momentos.
Tempo de solidão para alguns que talvez não encontrem algo para comemorar, algo para agradecer, algo para cultuar ou simplesmente algo.
Tempo de alegria para uns que são completamente felizes e não têm do que ( e porque) reclamar.
Tempo de tristeza para alguns que talvez não tenham as condições de viver da maneira como gostariam ou pelo menos, da maneira como imaginam que gostariam, pois a eles, ainda não foi dado o direito de sonhar.
Tempo de você torcer, mais uma vez, para que as reuniões familiares sejam melhores que as dos anos anteriores.
Sem os conflitos que sempre surgem, mesmo quando dizem que esta época do ano é de tempo de "Paz". Sem as discussões [na maioria bobas] entre irmãos, primos, cunhados e afins; sem aquelas reclamações e alfinetadas de uma tia briguenta que arranja confusão até quanto o assunto é a ceia ou, sem as baboseiras de um parente "bebum" ; ou ainda, a lavagem de toda aquela roupa suja que ficou acumulada durante o ano.
No meu caso, nada mais é a mesma coisa e parece que tudo piorou, depois que minha avó faleceu. É meio triste, desanimador. É um custo reunir todos e, mais custoso ainda conseguir que tudo fique "bem".

Acho que Selton Mello sabe bem do que se trata. No longa-metragem que ele estréia como diretor, retrata MT bem situações semelhantes. Não foi à toa que me identifiquei com o filme.
Ele, na maior parte do tempo, é tenso, intenso, perturbador, bem travado, interessante e REALISTA... possui pequenos toques cômicos, um bom elenco e uma ótima trilha sonora.
Além de ser nacional! Merece um crédito, né? Está mais do que na hora de muita gente dar mais valor ao Cinema Brasileiro que cresce e melhora cada vez mais.
Enfim, eu recomendo! Ele te causa diversas emoções e te põe pra refletir.
O nome do filme? "Feliz Natal"...haha, ironia, não? ;]

Isso... refletir é o que faço e o que me resta.
Amanha, vou à missa...rezar, agradecer, pedir...refletir. Vou em busca de alguma renovação, contudo, com foco no "real" motivo de toda essa comemoração realizada no fim de dezembro: Jesus Cristo.

"E então bom Natal, e um Ano Novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem."

3 comentários:

Pseudo Urbano disse...

E todas essas bobeiras natalinas e todas essas clichezadas de final de ano! Viva o consumismo.

DANI. disse...

Haha, adorei a crítica cinematográfica no meio do post.
Não vi o filme ainda, mas quero ver, sou fã do Selton. (:

E sou sua fã tbm, por n motivos, mas já que eu estou no seu blog, vou me restringir a seu lado literário, ok? Rss
Adoro o jeito sincero, intenso, emotivo e, principalmente, o jeito meio cômico que você tem de escrever.

Feliz Natal pra vc, Mione querida. E pra toda a sua família também.
Você com certeza será feliz, pois eu acredito que os ideais da famosa música são verdadeiros e você, com certeza, sabe o que é o bem.

Beijo grande
=*


P.S.: A minha palavra no trequinho de verificação de palavras é 'house'
aaheiuhaiueahiuehaiuehaieu x]

Gil Castilho disse...

É xuxu, é fogo mesmo.

E como sempre: quem estuda na uerj acaba se ferrando :x

*foge das pedradas. oiahioahaa*

a gente precisa MUITO marcar alguma coisa cara, sério.

:**